Warning: Creating default object from empty value in /home/uiavelho/public_html/wp-content/themes/diner/functions/admin-hooks.php on line 160

De onde surgiu o pastel?

Democrático e simpático a todas as classes, o pastel é um prato que agrada todos nós, independente da situação financeira. De massa leve e sequinha com um recheio saboroso e tradicional de carne moída, por exemplo, ele chega a substituir refeições durante o dia tanto nas mais variadas feiras quanto nos restaurantes de primeira.

Ele pode acompanhar sucos ou refrigerantes ou ainda nossa tradicional garapa. É um momento para se alimentar e também para nos socializarmos nas mesas de bar, que muitas vezes são servidas variações do prato, em formatos menores nas porções.

Entretanto, sua origem não é bem delimitada, pois a trajetória da história dessa receita nunca foi muito pesquisada, segundo Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi. De acordo com ele, o pastel se derivou de um prato português que possuía envolta uma massa crocante e frita, no século 17.

Mas é muito comum encontrarmos relatos sobre a receita junto aos japoneses. Marcelo Angele, professor de gastronomia do Senac, defende que o pastel foi introduzido no Brasil através desses imigrantes. Devido à Segunda Guerra Mundial em que os nipônicos e aliaram aos alemães e italianos, eles passaram a dizer que eram chineses no intuito de se livrarem da discriminação de outros povos da época.

A receita começou a ganhar popularidade na década de 40, quando foi trazida de Santos, pelos japoneses, para São Paulo. Nas décadas seguintes ela foi se espalhando para os demais estados próximos, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Independente de sua procedência, o pastel é um prato que cabe no bolso de todos e possui ingredientes tipicamente brasileiros, além de que, a receita tradicional recebe um pouco de aguardente na massa. Ela possui um formato de envelope que guarda um recheio de carne moída, frango com requeijão, palmito, banana com canela, e queijo. Hoje em dia podemos ver diversas variações de recheios, como de carne seca ou bacalhau.

Assado ou frito, salgado ou doce, o pastel é prato certo do cardápio para todos os tipos de gostos!

Tags: , , , , , , , , ,